#carolnasuécia || Uppsala



IMG_2277

    Uppsala é a quarta maior cidade sueca, situada a cerca de 70 quilômetros ao norte de Estocolmo. É famosa por ser uma cidade universitária, tendo a Universidade de Uppsala, a mais velha da Escandinávia, e ainda pela Catedral de Uppsala. Sabe aquele tipo de lugar que faz você se sentir como se tivesse voltado no tempo, mas com um toque de modernidade? Me senti assim lá, dentro de um livro de história.

IMG_2021
Para ir até Uppsala foi só pegar um trem saindo da Central Station de Estocolmo, a viagem é bem tranquila (o ticket é comprado nos guichês, durante a viagem o mesmo é conferido por um funcionário do trem que vai passando pelas poltronas, vale lembrar que é possível comprá-lo no próprio trem, mas o valor é um pouco maior). Chegando na estação da cidade peguei um táxi até o hotel. No caminho já pude perceber que a população era bastante jovem por se tratar de uma cidade universitária.

hotel3

Fiquei hospedada no Hotel von Kraemer, muito bem localizado (no centro da cidade) e muito confortável também. O café da manhã estava incluso na diária, com acesso Wi-Fi.

IMG_2080
Pense num lugar frio? Me senti como numa câmara frigorífica, OMG!
Pela foto dá para perceber que a bicicleta continua sendo o principal meio de transporte (vi que algumas estavam cobertas de gelo) como também notamos em Estocolmo.

IMG_2077
A minha ida para Uppsala foi para participar de uma conferência como comentei nos outros posts AQUI e AQUI, então o que conheci da cidade foi durante o percurso (que optei por fazer a pé todos os dias) até o Uppsala Konsert & Kongress, local do evento. 

IMG_2085
Apresentando um trabalho do grupo de pesquisa que faço parte e da minha tese na 28th EFFoST Conference.

IMG_2198
Ao fundo o Jardim Botânico de Lineu (em sueco: Linnéträdgården), o primeiro jardim botânico da Suécia, sendo atualmente chamado de Lineu, em homenagem ao cientista Carlos Lineu, naturalista sueco que construiu as bases da taxonomia moderna.
IMG_2298
Claro que não poderia faltar o castelo, o Uppsala slott não é aberto para visitação. Achei muito fofo (eu sou uma apaixonada assumida por castelos, palácios e afins)!

IMG_2205
Registrando minha passagem pelo castelo.

IMG_2200
A Catedral de Uppsala (em sueco: Uppsala domkyrka) é uma construção do fim do século XIII. Alcançando uma altura de 118,7 metros, constitui a construção religiosa mais alta da Escandinávia

IMG_2297
Tendo sido originalmente usada para coroações dos reis da Suécia, alberga atualmente o Arcebispo da Suécia. Além disso, no interior da catedral, encontram-se sepultados diversos reis suecos e personalidades.

IMG_2280
O Museum Gustavianum é ligado a Universidade de Uppsala e abriga uma excelente coleção de itens de ciência.

IMG_2279
A Universidade de Uppsala ou Uppsala universitet (em sueco) é a universidade pública mais antiga da Escandinávia, fundada em 1477. Destaca-se nas áreas da pesquisa e ensino superior. Oito dos seus professores e pesquisadores já foram contemplados com o Prêmio Nobel.

IMG_2295
O mercado da cidade (Saluhallen) é pequeno quando comparado ao de Estocolmo, mas retrata bem a gastronomia da Suécia.

IMG_2293
Pelas ruas de Uppsala.

IMG_2271
Centro da cidade com muitas lojas, se destacando a marca sueca H&M.


Adorei conhecer Uppsala, uma cidade bem agradável e repleta de curiosidades.
Até mais linda Suécia!
Continue acompanhando minhas viagens no Instagram pela hashtag #mundoaforacomcarol

Beijos e uma ótima semana!

Carol Aquino

Postado por Carol Aquino - , , , , , , , , ,

Comente aqui



Deixe o seu comentário