Pilates: saúde e felicidade




    Como muitas de vocês, seja aqui no blog ou no Instagram (carolsenaaquino), sempre me perguntam sobre o pilates, os seus benefícios e quais os resultados que podem ser obtidos com a prática, resolvi compartilhar então uma matéria que explica muito bem tudo isso e quem sabe daqui surgirão novas adeptas como eu (pilateira assumida), vamos lá!!

Os templos da malhação andam cansando sua beleza? Se encheu das mesmices dos exercícios de musculação? Fique sabendo que você não está só, pois os estúdios de pilates estão cada vez mais cheios de dissidentes das academias.

    Por um acaso, você não suporta a mesmice dos exercícios feitos nos aparelhos de musculação? Ou, no seu caso, é por causa do problema na coluna que puxar ferro não é a melhor opção? É por esses motivos que o pilates, um método de condicionamento físico e mental – porque somos constituídas de corpo e mente, sim! – tem conquistado cada vez mais gente. E mesmo quem se sente em casa dentro dos templos da malhação tem grandes chances de se apaixonar.

pilates-emagrece
    


O pilates dá ótimos resultados em pouco tempo: aumenta o tônus muscular e a flexibilidade, promove a mobilidade das articulações, ajuda a alinhar a postura, trabalha intensamente a concentração e a respiração, promovendo um equilíbrio entre corpo e mente. Nas palavras de Joseph Humbertus Pilates, é indispensável “para atingir o objetivo da humanidade: saúde e felicidade”. É isso mesmo. Pilates é o sobrenome do criador do método. Um alemão que, quando criança, sofria de febre reumática e asma. Como assim? Foi exatamente por causa dos problemas de saúde que Joseph Pilates se dedicou com unhas e dentes a tornar-se fisicamente forte.

     





     Apesar de fazer sucesso entre pessoas que já passaram da flor da idade, o pilates é recomendável para todas as idades, não tem contra-indicações – apenas restrições de movimentos no caso de patologias no joelho e na coluna – e é compatível com qualquer outro tipo de atividade física que o praticante faça. Tantas vantagens se devem ao fato de ser uma atividade que se adapta às características de cada um. As sessões são individuais ou em grupos de quatro alunos, no máximo. Os equipamentos, todos desenvolvidos por Joseph Pilates, são constituídos de molas que podem tanto ajudar no movimento como oferecer resistência a ele. Todos os exercícios são associados à respiração e à contração do abdômen. 

    Se você não tem o interesse de se tornar uma pilha de músculos ambulante, mas procura desenvolver a flexibilidade tanto quanto o tônus muscular, além de buscar o equilíbrio corporal, o pilates é tudo que você procurava. Além disso, por exigir concentração e controle da respiração, o pilates alivia o estresse, melhora a coordenação motora, aumenta a consciência corporal e estimula o sistema circulatório, ajudando na oxigenação do sangue.

    Existem duas modalidades de pilates, a que usa aparelhos, todos feitos com molas, é o chamado studio pilates. O studio nada mais é que uma sala repleta de diferentes equipamentos, onde cada aluno faz um exercício diferente. O outro tipo é o mat pilates, o chamado pilates de solo, que é feito sem aparelhos mas que pode contar com o auxílio de alguns elementos, como bolas e elásticos. Tanto em um quanto em outro, diversidade de movimentos é que não vai faltar. Lembrando que, para quem tem patologias de coluna, o studio é mais indicado. 

Fonte: bolsademulher.com
Imagens: Google Imagens

Mais que uma ginástica, o pilates é uma questão de qualidade de vida.
 Concordo e assino embaixo

 Acho que agora não restam dúvidas do poder do pilates para o bem do corpo e da mente! 
Aqui em Floripa recomendo o JB Studio Pilates, ligue e agende sua aula experimental gratuita. 

Rod. Admar Gonzaga, 2589, Salas 7 e 8. Itacorubi, Florianópolis-SC
(48)3232-7288
@JBStudioPilates

assinatura padrão2

Postado por Carol Aquino - , , , , , , ,

Comente aqui



Deixe o seu comentário