Carol na cozinha: dicas de refeições saudáveis



post[5]_thumb[5][4]

    Chegou a hora de detalhar as receitas de alguns pratos que postei recentemente no Instagram (carolsenaaquino) e que muitos me cobraram para explicar como fazer. É claro que são simples e bem fáceis de preparar, o tipo de comida que adoro fazer, pois o meu tempo durante a semana é bem limitado, mas sempre priorizo manter uma alimentação saudável. São ótimas sugestões para almoço, lanche e jantar. Vejam:

1
IMG_5011
Crepe de carne moída com mussarela de búfala + lâminas de cenoura e abobrinha refogadas com pimentões amarelo e vermelho + salada verde (alface e agrião) com palmito e pepino.

Para a massa (faço a receita de panqueca):
- 1/2 xícara de farinha de trigo branca
- 1/2 xícara de farinha de trigo integral
- 1 xícara de chá de leite desnatado
- 1 ovo
- 1 colher de chá de azeite
- sal a gosto

Bata todos os ingredientes no liquidificador por 2 minutos, em seguida desligue e com uma colher misture a farinha que grudou no copo do liquidificador, bata novamente só para misturar, reserve.
Utilize uma frigideira média antiaderente para fritar as panquecas, unte a frigideira com um fio de azeite e leve ao fogo até aquecer.
Despeje uma porção da massa na frigideira e gire de um lado para outro para espalhar bem a massa.
Abaixe o fogo e deixe dourar por baixo em seguida vire do outro lado e deixe dourar, repita o processo com toda a massa.
Utilize o recheio e o molho de sua preferência. Nesse caso optei por carne moída refogada e mussarela de búfala, coloquei molho de tomate em cima dos crepes e um pouco de queijo ralado.


IMG_4967
 Fritada de atum + pepino + refogado de abobrinha com palmito, azeitona e alho poró.

Para a massa da fritada:
- 150 mL de leite desnatado
- 1 ovo
- 100 g de farinha de trigo 
- 1 pitada de sal
- 1 colher de chá cheia de manteiga derretida
- 2 colheres (chá) de fermento em pó 

Em uma tigela e com um batedor de arame (ou com um garfo mesmo) misture o leite e o ovo. 
Acrescente a farinha de trigo, o sal e misture bem até obter uma massa lisa. Depois adicione a manteiga derretida e o fermento em pó. 
No fundo de uma travessa coloque o refogado de atum (daqueles de latinha mesmo, refogo com molho de tomate, pimentão, cebola e cheiro verde), previamente preparado a gosto e cubra com a massa, polvilhe queijo ralado e orégano e leve ao forno a 180 °C até dourar.


2
IMG_5070
 Frutas com iogurte e granola.

Essa é só uma opção para mudar a apresentação do nosso lanche queridinho. 
Em um prato de sobremesa coloque 1/2 pote de iogurte (optei pelo grego de frutas vermelhas) e fatias de suas frutas preferidas, nesse caso escolhi manga, maçã, morango e ameixas secas, para completar granola e castanha do pará.


IMG_5209
Mix de frutas refrescante.

Esse suco ficou uma delícia, para fazê-lo coloquei no liquidicador 2 rodelas de abacaxi, 1/2 maçã com casca, 2 morangos, suco de 1/2 limão, hortelã, um pedacinho de gengibre e água. Não precisa adoçar, nem coar, mantendo a qualidade nutricional das frutas.


Espero que tenham gostado das dicas e continuem acompanhando #carolnacozinha e #vidalevecomcarol no Instagram.
Beijos e uma ótima semana!


assinatura padrão2

Postado por Carol Aquino - , , , , , , , , , ,

3 comentários



3 comentários

Deixe o seu comentário